quinta-feira, março 29, 2012

Quaresmeira, a flor da Páscoa no Brasil

DSC01113

Caminhando pelo bairro da Liberdade aqui em São Paulo notei este conjunto de árvores cobertas de flores roxas que registrei com esta foto. Logo depois, li no jornal Estadão a crônica da jornalista Lucia Damico, reproduzida no Blog da Lulu em post do dia 27/2/2012: Ah! Como são belas as Quaresmeiras. A Lucia tem certeza que todo mundo um dia já se encantou com uma Quaresmeira. Segundo ela, a espécie, com nome científico Tibouchina mutabilis e Tibouchina sellowiana, é característica da encosta úmida da Serra do Mar e chega a medir 12 metros de altura e vive cerca de 70 anos.

A Lucia explica o motivo do nome Quaresmeira: a floração da Quaresmeira fica mais intensa quando se aproxima a Quaresma, período do calendário católico que começa na quarta-feira de cinzas e vai até o domingo de Páscoa. Pra completar, a planta é muito utilizada no ambiente urbano, principalmente para paisagismo, por causa das flores e também porque não tem raízes agressivas, permitindo o plantio em diversos espaços. Além disso, por ser uma planta baixa, não interfere na fiação elétrica, o que a torna adequada para vias públicas. Dependendo da espécie as flores podem ser das tonalidades roxa, rosa e lilás.

Além do mais, no catolicismo, a cor roxa significa penitência, aflição e melancolia. É usado no tempo do Advento e da Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa (que simboliza a ressurreição de Jesus) referência direta a passagem da Biblia que conta os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública. Na Igreja Católica o roxo pode também ser usado nos Ofícios e Missas pelos mortos.

 Flor roxa (quaresmeira?)

Na verdade, na Wikipedia, o verbete Quaresmeira reúne links para várias espécies de árvores descritas naquela enciclopédia, inclusive com outras denominações populares: manacá-da-serra, jacatirão-anão, cuipeuna, tibouchina, quaresmeira-roxa, quaresmeira-da-serra, quaresminha, quaresmeira-anã, jacatirão, quaresmeira-rasteira, quaresmeira-do-brejo, etc.

A foto acima, registra uma flor que parece ser da quaresmeira e que encontrei caída no asfalto na Rua Itacolomi em São Paulo/SP. Além da cor, ela tem um formato bem marcante, de 5 pétalas, que pode inspirar várias peças, serviços e produtos de artesanato que pode ser negociado no Mercado Livre aproveitando o período de celebração e reflexão da páscoa católica e do pesach judaico. Enfeites, bolos de páscoa, biscoitos, almofadas, arranjos de flores, buquês, vasos, etc, poderiam utilizar do formato, história e referência da flor de quaresmeira e servir de opção nativa e brasileira aos ovos e coelhos de páscoa.



No caso do artesanato de flores feitas com garrafas de plástico pet recicladas, pra ajudar o formato do fundo das garrafas têm 5 gomos que podem ser trabalhadas para simularem as pétalas da quaresmeira ou flor da páscoa. Como inspiração, inclui esta foto publicadas no post Passo a passo Peso de porta de flor de garrafa pet Pet publicado no blog Sherol Vinhas em 1/4/2010. A artesã e professora Sherol oferecia este tipo de artesanato por R$ 23,00 + frete naquela época.

Pesquisando sobre a flor, encontrei uma história interessante no site da Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), na matéria Quaresmeira. A flor que anuncia a Páscoa publicada em 9/4/2009, a autora Tatiana Arruda Correia conta a lenda da quaresmeira segundo os índios que viviam na ilha de Paquetá no Rio de Janeiro/RJ. A árvore, junto com o ipê amarelo e a paineira da curva do vento, teria surgido depois do massacre dos Tamoios em uma grande batalha naquela região, representando cada árvore um dos 3 caciques das tribos que lutaram na guerra contra os invasores portugueses.

Foto das flores de garrafa pet: Blog Sherol Vinhas


Busca no Mercado Livre:
-> Flores -> Páscoa -> Pet -> Reciclagem



-> Veja também: Natal Reciclado, Páscoa e Camisetando

segunda-feira, março 19, 2012

Dia do artesão e estatísticas do artesanato no Brasil



Através do Twitter fiquei sabendo que hoje, 19/3, comemora-se o Dia do Artesão. No blog Ser Sustentável com Estilo escrito por Chiara Gadaleta encontrei este post Dia do Artesão aqui no SSE onde além de felicitar pela data a autora conta que participou de um Seminário do Artesão promovido pela Sutaco, órgão do governo do estado de São Paulo.

No evento foi destacado estes números do artesanato no Brasil: 8,5 milhões de pessoas trabalhando na produção artesanal, gerando R$ 30 bilhões por ano e representando 2,8% do PIB nacional. Pesquisei a fonte destes números e encontrei esta notícia de 20/3/2009 no Portal da Cultura do governo federal: Brasil tem mais de 8,5 milhões de artesãos. A reportagem revela que o dado é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do total, 87% são mulheres que aprenderam o ofício dentro da própria família, com as mães ou avós.

No site do Instituto encontrei a página IBGE investiga a Cultura nos municípios brasileiros publicada em 17/9/2007 com dados coletados entre 1999 e 2006 para a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2006, realizada pelo IBGE a partir de questionários respondidos pelas prefeituras dos 5.564 municípios existentes no País

Bordado é o artesanato mais popular

A pesquisa indica que o  bordado é a atividade artesanal mais presente nos municípios brasileiros, encontranda em 75,4% deles, seguida das atividades com madeira (39,7%), artesanato com barro (21,5%) e artesanato com material reciclável (19,5%). O artesanato de material reciclável teve o maior crescimento entre os dois anos (17,0%), seguido pelo artesanato com fibras vegetais (13,0%). O bordado manteve uma estabilidade no período (0,3%). Mas a maioria das atividades sofreu um decréscimo entre 2005 e 2006. As principais quedas ocorreram no artesanato de renda (-29,0%), metal (-16,4%), pedras preciosas (-14,9%), tapeçaria (-14,5%) e pedras (-13,7%).


Buscas no Mercado Livre:
-> Celular -> Artesanato -> Bordado -> Tablets -> Reciclagem



-> Veja também: Páscoa, Natal Reciclado e Camisetando

quarta-feira, março 14, 2012

Coelho gigante feito de garrafa pet

PET bunny

Em 30/1/2011 foi publicado no Flickr da dryasadingo esta foto mostrando um coelho gigante feito de garrafas pet recicladas montado no Belmore Park em Sidney na Austrália. A escultura divertida e sustentável foi feita para celebrar o ano novo chinês do coelho, mas nada impede que seja usada como inspiração e referência para quem quiser construir algo parecido para a páscoa no Brasil.

Analisando a imagem, vemos que foram reutilizadas garrafas pet transparentes e brancas, montadas spbre uma estrutura tubular de arame, ferro, plástico ou madeira flexível. O resultado ficou muito interessante, identificamos as patas, orelhas, olhos e nariz do coelho, estes últimos detalhes com cores diferentes destacando do branco. O processo deve ser parecido ao que foi usado no Video com boneco de neve feito com garrafas pet, sobre uma decoração de Natal que publicamos anteriormente aqui no blog.

Fica a idéia para quem quiser aproveitar a páscoa e tentar criar e produzir uma decoração ou presente diferente, educativo, barato e preocupado com o meio ambiente, para oferecer, vender ou aceitar encomendas no Mercado Livre. Talvez o tamanho gigante seja impactante e chame a atenção, mas de repente vale pesquisar e adaptar a técnica para reciclar garrafas montando coelhos de vários tamanhos e modelos.

Foto: Flickr de dryasadingo


Busca no Mercado Livre:
-> Coelho -> Páscoa -> Pet -> Reciclagem



-> Veja também: Natal Reciclado, Páscoa e Camisetando

quarta-feira, março 07, 2012

Concurso cultural Mercado Livre Classificados no Facebook


Hoje vi este anúncio do Concurso Cultural MercadoLivre Classificados na fanpage do Mercado Livre no Facebook. As 2 melhores fotos enviadas com o tema "Qual seria a sua reação ao encontrar o carro dos sonhos estacionado na sua garagem?" serão premiadas com um tablet Samsung Galaxy (foto mais criativa) e uma câmera digital Nikon Coolpix (foto mais votada na fanpage). O concurso começou hoje, dia 7/3/2012 e vale até dia 18/4/2012. Pra quem quiser concorrer e participar, fica a idéia. O concurso divulga os classificados do site, vendendo a vantagem que é bom quando alguém encontra o carro que procura. Na página da promoção tem algumas sugestões de reações a surpresa de um carro novo na garagem: vc iria chorar, gritar, pular?


Buscas no Mercado Livre:
-> Celular -> Cameras -> Scripts -> Tablets -> Carros



-> Veja também: Páscoa, Natal Reciclado e Camisetando
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...