quinta-feira, agosto 04, 2011

Reciclagem da casca de coco para fazer xaxim e vasos

Orquídea em toco de fibra de coco.

Quem anda pelo litoral e nas grandes cidades percebe que a casca de coco descartada no consumo da água de coco verde é um desperdício que gera toneladas de lixo reaproveitável. Uma idéia que está sendo colocada em prática por empresas de reciclagem é utilizar o resíduo para substutiur o xaxim (samanbaia açu) que originalmente é retirado de uma planta em perigo de extinção na mata atlântica.

A foto acima mostra um exemplo que encontrei no álbum de Tiago Grippa no Flickr mostrando a utilização da fibra e cascas do côco seco no plantio de orquídeas. No blog do Rodrigo Barba o post - Vasos e utensílios para casa em fibra de coco - fala sobre a empresa Coquim, que produz vasos, mantas, adubos, telas, sousplat, porta panelas, etc.



Já o site Folha da Terra nesta matéria publicada em 26/5/2011 - Ong de Camará ganha dinheiro com a casca de coco - fala do projeto na Ong A História Que Eu Conto na Vila Aliança no bairro Senador Camará no Rio de Janeiro/RJ. Os vasos criados pelo artesão George Cléber, o Binho, começaram a ser fabricados em 2009 para que as crianças pudessem levar mudas plantadas. Segundo ele os vasos podem ser vendidos à R$ 10,00 e já foram procurados para decorar bufês e vitrines.



Fica a idéia de descobrir e experimentar a reciclagem e reaproveitamento da casca e fibra de coco desperdiçados nos bares e quiosques de praia espalhados pelo Brasil. Como a jardinagem é um hobby popular e plantas estão presentes em quase todas as casas, produtos como vasos e xaxim de fibra coco podem ser opção para comprar e vender no Mercado Livre.


Buscas no Mercado Livre:
-> Xaxim -> Jardim -> Vasos -> Casca de Coco -> Reciclagem



-> Veja também: Páscoa e Camisetando

5 comentários:

Philippe Jean Henri Mayer disse...

Iniciamos a reciclagem do coco verde em 2002.

Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

300.000 caminhões de resíduo de coco por ano.
www.projetococoverde.com.br

Wagner Tamanaha disse...

Parabéns pela iniciativa e empreendimento Phillippe! Desta forma continuamos a beber água de côco sem o peso do lixo e de forma cada vez mais sustentável. Sucesso e boa sorte mais uma vez!

Birca disse...

oi Wagner Tamanaha, meu nome é luis eduardo e eu gostaria de saber se voce pode me convidar, para eu poder participar do orkut japones, o mixi, ou passar o e-mail do seu celular, pois eu consigo me cadastrar, mas a unica coisa que eu nao tenho é celular japones com o e-mail, falta apenas essa unica coisa, meu e-mail é eduardognn@yahoo.co.jp

Felipesmit@270 disse...

Oi, eu me chamo glauria fiquei muito interessada por esse trabalho de reciclar a casca do coco, já venho fazendo mas preciso de um incentivo maior. Sou de São José de Ribamar-Ma

Felipesmit@270 disse...

Olá eu me chamo glauria e gostaria de saber mais a respeito desse projeto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...