terça-feira, julho 26, 2011

Fogão solar em forma de parabólica



Este video no YouTube mostra o projeto de fogão solar parabólico em Uiraúna/PB. O ex-agricultor Francisco Martins de Oliveira de apelido Bibi constrói os fogões e é o encarregado da oficina e mais dois auxiliares que foram treinados por técnicos alemães que passaram uma temporada no sertão da Paraíba. A produção da pequena fábrica é de 30 unidades por mês, que estão sendo vendidas a R$ 250,00 na época que a reportagem da TV foi ao ar.

Segundo a matéria a tecnologia foi trazida da Alemanha pelo padre Cleides Claudino, é só virar o fogão em direção ao sol, para que a panela colocada no centro da parabólica, possa direcionar o calor para o alimento. Em 2 minutos é possível fritar um ovo. Em 40 minutos uma panela de feijão é cozinhada. Quanto maior a intensidade do sol, menor tempo é gasto para preparar a comida.

Além de não gastar gás de cozinha, a tecnologia permite preservar os arbustos e árvores da caatinga, preservando o uso da madeira e do carvão da queima nos fogões à lenha. Fica a idéia de reproduzir ou adaptar a tecnologia para oferecer e vender no Mercado Livre.

Solarcooking.Org

No site Solarcooking.org existem vários modelos e fotos de diferentes técnicas de construir fogões solares. Inclusive com um passo a passo para um fogão solar bi-angular com 12 lados.


Buscas no Mercado Livre:
-> Fogão -> Solar -> Cozinha -> Parabólica -> Longa Vida



-> Veja também: Páscoa e Camisetando

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...